segunda-feira, 18 de abril de 2011

Regionalização de acordo com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Regionalização de acordo com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano ●Uma outro critério de divisão e agrupamento dos países do mundo aplicado pelo Banco Mundial e pelo PNDU – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – tem como base a mensuração ou indicação do nível de desenvolvimento, aspectos que retratam a difusão da riquesa e da pobreza. ●Para avaliar o nível de desenvolvimento, o Banco Mundial usa o critério do PNB per capita, tema já visto em texto anterior, embora o PNB e o PIB per capita permitam comparar o grau de riqueza dos países, pois divide o PIB ou PNB pela população total, esse critério de renda per capita não exprime a realidade socioeconômica interna dos países, pois, não informa sobre a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas daquele país. ●Para suprir essa deficiência foi criado pelo PNDU o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Para o cálculo do IDH é levado em consideração quatro indicadores: ▪Expectativa de vida. ▪Alfabetização de adultos. ▪Taxa bruta de matrículas. ▪PIB per capita em dólares PPC ( Paridade do Poder de Compras ). ●IDH e os indicadores sociais considerados para sua obtenção: ▪Expectativa de vida – Numa dada população é o número médio de anos que um indivíduo pode esperar viver. ▪Taxa de alfabetização – percentual de adultos com mais de 15 anos que sabem ler e escrever. ▪Taxa de matrícula – razão entre o número total de estudantes no ensino fundamental, médio e superior e a população em idade escolar. ▪PIB per capita – em dólares PPC, essa sigla PPC – quer dizer Poder de Paridade de Compra indica que a conversão em dólares é feita levando em conta o custo de vida em cada país. – Regionalização de acordo com o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano 1 – Que indicador econômico é aplicado pelo Banco Mundial para classificar as economias ? 2 – O critério aplicado pelo Banco Mundial (PNB per capita), visa indicar quais características de um país ? 3 – Que deficiência podemos apontar no critério de regionalização do mundo aplicado pelo Banco Mundial, isto é, o PNB per capita ? 4 – A criação do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – pelo PNDU, tem como objetivo suprir qual deficiência ? 5 – Quais aspectos são levados em consideração no cálculo do IDH, que permite uma visão mais abrangente sobre a qualidade de vida e bem-estar das pessoas ? 6 – Qual o significado de expectativa de vida de uma população ? 8 – Qual o significado de taxa de alfabetização ? 9 – Que procedimento é aplicado para poder comparar-se o poder de compra de cada país ? Comentários desativados

37 comentários:

  1. O pndu significa_programa das nações unidas a base do pndu e a indicação do nivel de desenvolvimento que retratam a riquesa e a pobresa.

    aluna:ANA CRISTINA
    série:8ºANO7
    turno:MATUTINO

    ResponderExcluir
  2. Esse texto traz simplesmente todas as informações necessárias para uma boa informação ao aluno.
    Explica detalhadamente como é avaliado o índice de desenvolvimento humano, os indicadores do IDH.

    Samuel Antônio Gonçalves Oliveira
    Série: 8º ano 8

    ResponderExcluir
  3. O Índice de Desenvolvimento Humano foi criado para medir o nivel de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação, longetividade de vida e renda.

    Beatriz 8°7

    ResponderExcluir
  4. 6- R. O significado de expectativa de vida em uma população é analisado como a sociedade e governo pode melhorar os recursos para que a população tenha um prolongamento de suas vidas. Por exemplo se em uma cidade tem um hospital e ele oferece recurso suficiente para manter muitas pessoas, esta cidade terá um índice de expectativa de vida auta.

    Sibelly F.S.C. 8°ano 8

    ResponderExcluir
  5. 6) R] É analizado o que deve melhorar em uma comunidade em relação a tempo de vida de uma determinada pessoa.
    Em uma comunidade sempre pode melhorar o índece de espectativa de vida almentando uma capacidade de uma pessoa viver mais em uma cidade.

    Aluno: Wallis Gomes de Souza
    serie:8º ano "8"

    ResponderExcluir
  6. 5-PARA O CAUCUL0 DO IDH É LEVADO EM CONSIDERAÇÃO 4 INDICADORES:EXPECTATIVA DE VIDA ,ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS ,TAXA BRUTA DE MATRICULAS ,PIB PER CAPITA EM DÓLARES PPC( PARIDADE DO PODER DE COMPRAS )


    ANA PAULA N.O 8°ANO 8

    ResponderExcluir
  7. O indice de desenvolvimento humano(IDH)É uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de " desenvolvimento humano"para separar os países desenvolvidos(alto)em desenvolvimento(médio)e subdesenvolvidos(baixo)

    juliana g.s 8°ano 8

    ResponderExcluir
  8. 4) Esse critério de renda per capita não exprime a realidade socioeconômica interna dos países, pois, não informa sobre a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas daquele país.Para suprir essa deficiência foi criado pelo PNDU o IDH.

    Jhenifer R. Alves 8° ano "8"

    ResponderExcluir
  9. Numa dada população é o número médio de anos que um indivíduo pode esperar viver. ▪Taxa de alfabetização – percentual de adultos com mais de 15 anos que sabem ler e escrever. ▪Taxa de matrícula – razão entre o número total de estudantes no ensino fundamental, médio e superior e a população em idade escolar.
    aluna:lailma
    8°ANO8

    ResponderExcluir
  10. ●Para avaliar o nível de desenvolvimento, o Banco Mundial usa o critério do PNB per capita, tema já visto em texto anterior, embora o PNB e o PIB per capita permitam comparar o grau de riqueza dos países, pois divide o PIB ou PNB pela população total, esse critério de renda per capita não exprime a realidade socioeconômica interna dos países, pois, não informa sobre a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas daquele país.

    Aluna:Emilly Zanella
    Série:8 ano"8"

    ResponderExcluir
  11. 1 – Que indicador econômico é aplicado pelo Banco Mundial para classificar as economias?
    Ele usa o critério do PNB per capita,e os outros paises usa outro critério comparar as riquesas de outros paises pois eles dividem o PIB e o PNB pela população total.Esse critério de renda per capita não mostra a realidade socioeconômica interna dos países ,pois,não informa a qualidade de vida eo bem-estar das pessoas do pais onde vivem.
    Aluna:Emilly Zanella
    Série:8 ano "8"

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante o texto, o IDH também é usado para medir o desenvolvimento de estados, cidades, países etc. Para medir o IDH, é preciso utilizar vários conceitos como PIB, alfabetização e expectativa de vida. Em 2005 o Brasil estava em 70º, porém em 2010 este número foi alterado e assim o Brasil passou a ocupar o 73º.Como neste ano o IDH sofreu mudanças metodológicas, não é possível comparar a posição do Brasil com as de anos anteriores.
    Yza Giovanna 8º ano "8".

    ResponderExcluir
  13. A maioria dos países de IDH mais altos são situados no Hemisfério Norte e os mais baixos no Hemisfério Sul, principalmente na África. O IDH é o método mais usado para medir o crescimento de países, estados etc.
    Saffira 8º ano "8".

    ResponderExcluir
  14. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), é usado para medir o grau de desenvolvimento e serve também para separar os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos. Atualmente o país com IDH mais alto é a Noruega (dados de 2010).
    Ana Luíza 8º ano "8".

    ResponderExcluir
  15. Esse texto fala com mais detalhes sobre o IDH (índice de desenvolvimento humano).As principais característica do calculo do IDH é Expectativa de Vida;Alfabetização de Adultos e PIB per capita.
    IAYNARA 8º7

    ResponderExcluir
  16. O texto ele é muito interessante porque alguns nomes abreviados que eu ja tinha ouvido falar eu não sabia o significado e agora eu sei como:PNDU – Programa das Nações Unidas que tem como base a mensuração ou indicação do nível de desenvolvimento, aspectos que retratam a difusão da riquesa e da pobreza.
    A criação do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – pelo PNDU, tem como objetivo suprir a deficiência de nao informa não informa sobre a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas daquele país.
    (AISLA)
    (8°ano7)

    ResponderExcluir
  17. parabens!! quenidi vc e um otimo professor e esse texto ta me ajudando ainda mas na escola
    valeu!!!!

    ResponderExcluir
  18. esse texto nos ajuda muito não so na escola mas sim no conhecimento dos alunos do professor quenidi
    Aluno: DANRLEY (8°ano7)

    ResponderExcluir
  19. eu entendi que o banco mundial do comércio tem como maior critério de desenvolvimento o pnb per capita.
    entendi também que o IDH(índice de desnvolvimento humano)e básicamente formado por:boa educação,taxa de qualidade de vida avançada e uma rede de saúde qualificada.

    daniel oliveira :D
    8º7
    lol

    ResponderExcluir
  20. pergunta:
    4 – A criação do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – pelo PNDU, tem como objetivo suprir qual deficiência ?
    r:A qualidade de vida e o bem-estar das pessoas em alguns países

    ResponderExcluir
  21. esses texto fala mais do IDH sobre o e eu ache muinta coisas enteresante e bom porque ajuda muinto agente nas aulas e bom ate para o apredisado gotei.

    weberson 7°ano´´6´´

    ResponderExcluir
  22. esse texto e muinto bom gostei vai ajudar muinto nas aulas e provas bom de mais gostei


    Igor 7°ano6

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. eu entendi que Taxa de alfabetização e percentual de adultos com mais de 15 anos que sabem ler e escrever.

    eu tambem entendi que O Índice de Desenvolvimento Humano foi criado para medir o nivel de desenvolvimento humano dos países a partir de indicadores de educação, longetividade de vida e renda

    e tem mas entendi também que o IDH(índice de desnvolvimento humano)e básicamente formado por:boa educação,taxa de qualidade de vida avançada e uma rede de saúde qualificada.

    enfim entendi que O indice de desenvolvimento humano(IDH)É uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de " desenvolvimento humano"para separar os países desenvolvidos(alto)em desenvolvimento(médio)e subdesenvolvidos(baixo)

    DANRLEY ALEXANDRE BARBOSA
    8° ANO "7"
    PROFESSOR: QUENIDI

    ResponderExcluir
  26. muitas coisa sobre o IDH eu fiquei sabendo agora o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. Para o cálculo do IDH é levado em consideração quatro indicadores: ▪Expectativa de vida. ▪Alfabetização de adultos. ▪Taxa bruta de matrículas. ▪PIB per capita em dólares PPC Essa sigla PPC – quer dizer Poder de Paridade de Compra indica que a conversão em dólares é feita levando em conta o custo de vida em cada país.
    {THAIS}
    (8°ANO 7)

    ResponderExcluir
  27. 4 – A criação do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – pelo PNDU, tem como objetivo suprir qual deficiência ?
    ●Uma outro critério de divisão e agrupamento dos países do mundo aplicado pelo Banco Mundial e pelo PNDU – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – tem como base a mensuração ou indicação do nível de desenvolvimento, aspectos que retratam a difusão da riquesa e da pobreza.

    Aluna:Daniela Urcino Oliveira
    Série:8°ano"8"

    ResponderExcluir
  28. 8 – Qual o significado de taxa de alfabetização ?
    ▪Taxa de alfabetização – percentual de adultos com mais de 15 anos que sabem ler e escrever.
    Aluna:Emilly Zanella
    Série:8° ano"8"

    ResponderExcluir
  29. 6 – Qual o significado de expectativa de vida de uma população ?
    ▪Expectativa de vida – Numa dada população é o número médio de anos que um indivíduo pode esperar viver.
    Aluna:Emilly Zanella
    Série:8° ano"8"

    ResponderExcluir
  30. No IDH para somar o índice de alfabetização, é usado um sistema que soma a porcentagem da população tem que ter quinze anos ou mais, que sabe ler e escrever. Nos países desenvolvidos o índice de pessoas analfabetas é muito baixo, pois o ensino é de boa qualidade. Já nos países subdesenvolvidos o índice de pessoas analfabetas é bem mais alto, pois o ensino que é utilizado não é tão bom como os "países de primeiro mundo".

    Aluna: Bethânia
    Série: 8° ano " 8 "

    ResponderExcluir
  31. IDH SIGNIFICA INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E PARA MEDILO É PRECISO SABER O NIVEL DE:
    EXPECTATIVA DE VIDA ,ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS ,TAXA BRUTA DE MATRICULAS ,PIB PER CAPITA EM DÓLARES PPC( PARIDADE DO PODER DE COMPRAS).

    ALUNO: PEDRO PAULO
    SÉRIE: 8° ANO "7"

    ResponderExcluir
  32. a regionalizaçao é a divisao de grupos; e o idh é o indice de desenvolvimento humano a regionalizaçao de acordo com o idh e feita sobre o desenvolvimento da populaçao sabendo a expectativa de vida;alfabetizaçao de adultos;taxa de matriculas e o pib.

    ResponderExcluir
  33. Qual e a colocaçao no ranking de alguns a países , qual e o primeiro e qual e o ultimo ?(Thamires)

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. A expectativa de vida é como se fosse um fenômeno denominado revolução Demográfica que aumentou nos últimos 20 anos. Este fenômeno está ligado com a expectativa de vida.
    O brasil estar em sexto lugar com o aumento da população idosa.
    a expectativa de vida para os homens é de aproximadamente 65 anos e para as mulheres é de aproximadamente 73 anos. LAILA VALERIA 8ºANO8

    ResponderExcluir
  36. Muito bom ! Quantos países podem ser classificados em desenvolvidos e quantos em subdesenvolvidos ? Para meu entendimento classifico os desenvolvidos como aqueles que tem IDH muito elevado (um total de uns 46), O Brasil, com IDH apenas elevado é Emergente ( um estágio um pouco acima de subdesenvolvido). Veja em http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br/2011/11/idh-2011-brasil-subiu-ou-desceu.html
    Newton Almeida

    ResponderExcluir